Numa altura em que algumas UCINs do pais estao em fase implementaçao, e apesar de nós "mouros", estarmos bem encaminhados, nao queria deixar de partilhar com todos a realidade da Bélgica...muito à frente!! Nao sei se lá chegaremos algum dia, se a nossa cultura conseguirá interiorizar este modelo. De qualquer das formas estamos a trabalhar para isso, com os poucos "recursos" que temos.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
NIDCAP; acho que é desejar muito, para um pais com poucos recursos economicos, no entanto cuidados centrados na familia voltados par o desenvolvimento, é algo menos utopico....gostaria de saber qual a pratica em Faro e se sempre fizeram a formação do toque positivo como planeavam....
olá Patrícia, não é utópico, é necessário é que haja vontade dos conselhos de administração. Aqui no hospital de Faro, veio a Sherry Bond em 2006 e realizou colóquio sobre Positive Touch em 2007. Toda a equipa teve dispensa para formação. Actualmente temos 2 elementos da unidade a realizar formação sobre NIDCAP (1 enfermeiro e 1 médica) com o apoio do hospital, quer em tempo, quer monetariamente. Por isso estamos a trabalhar para sermos um centro NIDCAP brevemente. A 20 de Fevereiro de 2010 haverá em seminário na CESPU em Famalicão (é gratuito)acerca desta temática e aí falaremos da nosssa experiência.
Pois, em 2006 estive aí na formação da enfermeira Cherry Bond e posteriormente tive oportunidade de fazer o curso positive touch em 2007, em Londres. Em 2008 fui ao St Mary`s Hospital à formação que habitualmente fazem sobre a introdução ao NiDCAP, com a Inga. Aquando da especialidade, fiz estágio de observação em S João do Porto, com a enfermeira Madelana. É um tema que gosto muito e acredito, mas formação a nivel da equipa onde estou inserida, acho ainda um pouco utopico. É de louvar as equipas que conseguem tais objectivos.... Parabéns.
O program NIDCAP já começa a ser uma realidade em Portugal!
Na Neonatologia do Hospital de S. João já temos há dois anos um elemento certificado no programa e outros 4 em fase de certificação ( dois médicos e 3 enfermeiras ).
Nos dias 9 e 10 de julho realizamos, pela 2ª, um Curso de Cuidados Centrados no Desenvolvimento e na Família com a participação do Dr Nikk Conneman ( Centro de NIDCAP de Roterdão ) e do Dr Josep Perapoch ( NIDCAP do H. Valle de Hebron , Barcelona ). o Programa do Curso está no site da Sociedade Portuguesa de Pediatria
Enviar um comentário