Palavras-chave: RN Prematuro; Métodos de alimentação; Sucção/deglutição; Amamentação
Resumo:
Alimentar um RNPT é um desafio, devido à sua imaturidade fisiológica, neurológica e pela dificuldade em lidar com estímulos exteriores. A percepção das suas competências e o método escolhido para iniciar o treino oral ainda está envolto em muitas controvérsias. Neste sentido reflectir sobre esta temática faz-nos questionar acerca do método mais indicado para iniciar o treino por via oral.
Pesquisamos artigos em português, inglês e espanhol, todos eles com menos de cinco anos, na base de dados: Medline, Lilacs, Scielo e motor busca Google académico. Após obedecermos a critérios de inclusão, analisamos 11 artigos sobre a questão de investigação. Incluímos artigos que estudaram as competências dos RN para a sucção, sucção nutritiva e não nutritiva. O início do treino oral e as competências do recém-nascido pré-termo para a sucção parecem ser a preocupação dominante. O processo de maturação foi associado a uma melhor performance na condição oral do prematuro para a alimentação.
Parecem ser necessários mais estudos nesta área cruzando competências, na sucção, métodos para início de treino oral e presença ou não de aleitamento materno. Desta pesquisa também podemos concluir que é fundamental a presença de vários profissionais de saúde para avaliarem as competências orais do recem nascido pré termo.
THE PREMATURENEWBORN: WHAT IS THE TRANSITION METHOD TO ORAL FEEDINg.
Abstract
Feeding a premature newborn is a challenge due to their physiological and neurological immaturity and difficulty in coping with external stimulations. The perception of their competence and the method chosen to begin oral training is still very controversial. In this sense, reflecting on this issue makes us wonder about the best way to start training using the oral method. Research articles in Portuguese, English and Spanish, all available in the database for less than five years: Medline, Lilacs, and Scielo search engine google scholar. After following the inclusion criteria, we reviewed 11 articles on the research issue. We included articles that
studied the ability of the pre term infant towards suction, nutritive and non nutritive suction. The commencement of oral practice and skills of the preterm infants towards suction seems to be the main concern. The process of maturation was associated to a better performance in the oral condition of preterm infant feeding.
More studies in this area seem to be necessary crossing skills in suction, methods for initiating oral training and presence or absence of breastfeeding. From this research we can also conclude that the presence of various health professionals is essential to assess the oral skills of the preterm infant.
Keywords: Preterm infant; Feeding methods; suction/swallowing; Breastfeeding
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